GÊNERO NOTÍCIA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA E MULTILETRAMENTOS: CONSTRUÇÃO DE UM JORNAL MURAL
Letramentos. Linguística Aplicada. Gêneros Textuais. Escola
O estudo descrito neste trabalho propõe uma reflexão e análise das práticas de leitura e escrita a partir da perspectiva contemporânea dos letramentos e da contribuição da Linguística Aplicada para o ensino de gêneros na escola. Questiona-se neste estudo se a realização de uma sequência de atividades focadas no ensino da leitura e da escrita através de um gênero textual possibilitará a formação do aluno enquanto leitor e produtor autônomo e proficiente. Será realizada uma pesquisa-ação com os alunos do 7º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Félix no município de Marabá – PA. O projeto de intervenção está direcionado ao desenvolvimento de competências e habilidades de leitura e escrita sob a mediação do professor de Língua Portuguesa. Como pressupostos teóricos desta pesquisa foram selecionados alguns pesquisadores como Bakhtin (2016), Bronckart (1999), Bazerman (2011), Street (2016), Marcuschi (2010), Kleiman (1995) Oliveira (2010), Rojo (2009), Soares (2004) e outros. As questões que estão relacionadas ao ensino do gênero por meio das sequências didáticas baseiam-se nas abordagens de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) que, em seus estudos, analisaram eventos e práticas de letramentos, que visam contribuir com a formação de sujeitos competentes que saibam usar a linguagem nos diferentes contextos sociais com proficiência.