'O TRUQUE REPUBLICANO E A POLÍTICA DA ILUSÃO: REFLEXÃO SOBRE A ESSÊNCIA E APARÊNCIA NOS CONTOS DE LIMA BARRETO"
Lima Barreto. Conto. Primeira República. Essência. Aparência
Esta dissertação de mestrado, tem como objetivo analisar oito narrativas extraídas da obra Contos completos de Lima Barreto, organizada por Lilia Schwarcz, levando-se em consideração o olhar crítico do autor sobre a relação conflitante entre essência e aparência na sociedade brasileira de seu tempo.Escritor mulato, pobre e suburbano, Barreto passou por diversas dificuldades em sua vida, vivenciando muitas formas de discriminação e de exclusão; tornou-se testemunha ocular da história e um dos maiores intérpretes da Primeira República brasileira do início do século XX. Romancista, contista e cronista, Lima Barreto acreditava que através da literatura os homens de letras poderiam intervir de alguma forma na sociedade, mudando a história do mundo. Nos contos aqui analisados faz-se possível perceber como o autor trata das questões de uma “modernidade” brasileira construída através de um jogo político de farsa e maquiagem que vislumbrava os padrões de vida europeia naquele Rio de Janeiro pós Reforma Pereira Passos, capital do país à época. Em relação à construção dessa modernidade, a posição de Barreto foi clara e combativa quanto à forma como ocorreu esse processo que, a seu ver, não teria nada de democrático; para ele, o desenvolvimento pregado pelo governo não passava de uma modernização figurada. Para a concretização desse estudo, lançamos mão de um suporte teórico que conta com os seguintes autores: Barbosa (2003), Bourdieu (2011), Carmelholo (2011), Carvalho (2004), Deleuze (2002), Freyre (1980), Gramsci (1982), Loyolla (2014), Machado (2002), Marx (2002), Oakley (2011), Ribeiro (1995), Said (2005), Schwarcz (1980) e Sevcenko (1983).