A PRODUÇÃO DE PARÓDIAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM RECURSO DIDÁTICO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA
Paródia . Leitura . Escrita . Socialização
Este estudo tem como objetivo apresentar as premissas de uma pesquisa-ação a ser desenvolvida junto à Escola Municipal Dorothy Stang, na cidade de Parauapebas – Pará. A turma é composta por vinte alunos do 6º ano do ensino fundamental II. O trabalho consiste em analisar paródias produzidas pelos alunos nas aulas de Língua Portuguesa, considerando-se os aspectos inerentes às práticas de leitura, de escrita e de socialização. O desenvolvimento desta pesquisa justifica-se pela necessidade de aperfeiçoamentos das habilidades de leitura e escrita por meio do uso significativo do gênero paródia como recurso didático que desperta o interesse dos discentes e, com efeito, proporciona práticas significativas de linguagem e de socialização. Adotamos como pressupostos teóricos os trabalhos de Bakhtin (2011), Marcuschi (2010), Rojo e Moura (2012), Soares (2004), Penna (2008), dentre outros. Ademais, as concepções acerca de sequência didática que desenvolveremos ao longo desta pesquisa baliza-se nos postulados sociointeracionistas de Dolz, Noverraz e Scheneuwly (2010). Nessa perspectiva, intenta-se favorecer a formação de discentes críticos e reflexivos, cujas práticas de leitura e de escrita estejam voltadas para os diversos usos significativos da linguagem e, por conseguinte, para o processo interacional de socialização.