LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL A PARTIR DO GÊNERO NOTÍCIA: INTERVENÇÃO, LETRAMENTOS E SEQUÊNCIA DIDÁTICA
LETRAMENTO .GÊNERO DO DISCURSO. ESCOLA.
Este trabalho será o resultado de um projeto de intervenção realizado junto à Escola Municipal de Ensino Fundamental José Luís Cláudio, localizada no município de São Domingos do Araguaia-PA, em uma turma de 9º ano. Para tal, buscamos refletir acerca da importância de conhecermos as diversas práticas ou eventos de letramentos que fazem parte diariamente da vida dos alunos, e que a escola, representada aqui pelos professores, não conhece ou simplesmente não reconhece as competências prévias de leitura e de escrita dos seus alunos. Os estudos sobre letramento valorizam os letramentos múltiplos, as capacidades diversas dos alunos, partindo de uma concepção de leitura e de escrita como práticas discursivas, com múltiplas funções e inseparáveis dos contextos em que se desenvolvem. A partir das práticas de letramentos inerentes à vivência dos alunos, buscamos também refletir acerca dos gêneros em sala de aula, revelando que o trabalho com a produção textual deve ser o ponto de partida para o ensino da Língua Portuguesa em todos os níveis de ensino, agindo assim o professor estará, não só mostrando ao aluno que ele é capaz de criar seus próprios textos, como também quebrando a barreira da dificuldade que emperra o professor no ensino de língua, pois o que é perceptível nas escolas é a falta de um trabalho direcionado a produção textual. Diante do exposto, procuramos entender as concepções de língua e, para tal pesquisa, adotamos a terceira concepção, onde a língua é vista como lugar de interação. A sociolinguística contribuiu para que compreendêssemos que é possível desenvolver práticas de linguagem que auxilie na inclusão de alunos descendentes de classes sociais menos favorecidas. A metodologia adotada foi a proposta por Dolz e Scheneuwly (2010), que defendem a leitura e a escrita via gêneros textuais. Assim, essa atividade de produção textual ocorrerá por meio do gênero notícia, seguindo as etapas propostas em uma sequência didática, com o objetivo final de construir um blog. Esta pesquisa tem sua sustentação nas bases teóricas que se ancoram em uma proposta de ensino da produção e leitura baseados em gêneros, como: Bakhtin (1999 e 2003), Kleiman (1995), Koch (2012 e 2015), Rojo (2009), Soares (2016) e Street (2014), Dolz, J & Schneuwly, B. (2011).