SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GÊNEROS COMO INSTRUMENTO PARA O ENSINO DA ESCRITA
Leitura. Escrita. Sequência didática. Gênero Textual
O presente trabalho de pesquisa objetivou investigar as contribuições do trabalho com a sequência didática para o aprimoramento da leitura e da escrita a partir do uso dos gêneros textuais como instrumentos de ensino-aprendizagem considerando uma abordagem teórico-metodológica do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD). Tendo em vista esse objetivo, optamos por trabalhar com a sequência didática do gênero conto, uma vez que se trata de um gênero que faz parte currículo do 7º do Ensino Fundamental e também por acreditarmos que as narrativas são uma excelente forma de manifestação da linguagem e da expressão do imaginário dos alunos. Algumas questões que nortearam esta pesquisa foram: saber que contribuições o ISD oferece para o desenvolvimento de sequências didáticas voltadas para o ensino-aprendizagem da leitura e da escrita no Ensino Fundamental; que metodologias usar para inserir o gênero textual como instrumento de ensino-aprendizagem; que capacidades de ação de linguagem são necessárias para a produção do gênero conto; quais são as funções e os aspectos formais que esse gênero possui. Nessa perspectiva, considerando a abordagem interacionista sociodiscursiva, de acordo com os estudos de Bronckart, (2007) Dolz e Schneuwly, (2010); Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), realizamos uma pesquisa-ação em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Jacundá-PA. Dessa forma, com base nos estudos bibliográficos, elaboramos e aplicamos uma proposta de uma sequência didática, desenvolvida em 26 aulas, tendo como suporte norteador o modelo didático do gênero e a lista de constatação. O desenvolvimento desse projeto de intervenção possibilitou-nos constatar que a inserção do ensino de gênero por meio de sequência didática com base numa visão interacionista da linguagem contribui de fato para o desenvolvimento das capacidades linguístico-discursivas dos alunos, propiciando consequentemente, o aprimoramento da leitura e da escrita de textos.