LETRAMENTO MULTIMODAL: O GÊNERO PUBLICITÁRIO NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO
Letramento multimodal; Livro didático; Multimodalidade; Gêneros publicitários.
É uma pesquisa que tem como eixo central a leitura em gêneros publicitários no livro didático de Língua Portuguesa na perspectiva Multimodal. Objetiva-se examinar o livro didático de português do ensino médio a partir da aplicação de leitura por meio do encaminhamento das questões de compreensão nos gêneros propaganda e publicidade, a fim de estabelecer relações com o letramento multimodal. Tem como base teórica a Semiótica Social por meio da Abordagem Multimodal e da Gramática do Design Visual. Os pressupostos teórico-metodológicos propostos estão na perspectiva de Kress (1997, 2003, 2010); Kress e van Leeuwen (2006); Van Leeuwen (2006). O corpus da pesquisa é composto por anúncios publicitários e propagandas vinculados na edição do manual didático, nos quais se analisam questões de compreensão, existentes na obra intitulada “Ser protagonista: língua portuguesa 3º ano – ensino médio, vol. 3”. Nesse sentido, a pesquisa ressalta o letramento multimodal, nesses textos, sobretudo, os letramentos: visual, verbal, tipográfico, layout e cromático predominantes nesses gêneros. Aponta-se para uma preocupação fundamental: apesar de o livro didático trazer para o contexto da leitura a multimodalidade, observa-se que os resultados demonstram que o manual didático não explora a multimodalidade textual e que desconsidera a diversidade dos letramentos existentes na obra.