O GÊNERO TEXTUAL DIGITAL CHAT NO LIVRO DIDÁTICO: UMA ANÁLISE |
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SOCIOINTERACIONISTA DAS ATIVIDADES DE LEITURA E ESCRITA |
Interacionismo Sociodiscursivo. Gêneros Textuais digitais. Ensino. Capacidades de linguagem.
Atualmente, vivemos imersos em ambientes interativos, pois as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC’s) facilitam a interação humana. Deste modo, questionar sobre a leitura e escrita relacionadas aos gêneros textuais digitais não é uma questão de modismo, mas sim, uma necessidade de um fato contemporâneo da sociedade, pois se trata de um olhar à prática pedagógica do ensino de Língua Portuguesa. Neste estudo, fazemos uma análise da abordagem do gênero chat no livro didático Tecendo Linguagens - Língua Portuguesa na perspectiva do sociointeracionismo discursivo de Bronckart. Assim objetivamos de analisar as atividades de leitura e escrita com o foco no gênero chat apresentado em um livro didático. A análise se formou a partir de um ato interrogativo sobre em que medida as atividades de leitura e escrita desenvolvidas a partir do gênero chat apresentado no referido livro didático estabelece relação com a abordagem sociointeracionista de ensino de gêneros discursivos? A presente pesquisa foi realizada à luz dos estudos de gêneros desenvolvidos por Bakhtin (1992), noção de gêneros textuais digitais elencadas por Marcuschi e Xavier (2010), do interacionismo sociodiscursivo de Bronckart (1999), sequências didáticas centradas em gêneros de Dolz e Schneuwly (2009), entre outros pesquisadores que colaboram com o estudo em questão.