A Produção de Paródias como um Recurso Didático para o Desenvolvimento da Escrita em Aulas de Língua Portuguesa
Paródia. Leitura. Escrita. Língua Portuguesa. Socialização.
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma pesquisa-ação desenvolvida junto à uma turma do 6º ano do ensino fundamental II da Escola Municipal Dorothy Stang, na cidade de Parauapebas – Pará. O corpus analisado é composto por paródias produzidas pelos alunos em oficinas da intervenção proposta para as aulas de Língua Portuguesa. Essas oficinas justificam-se pela necessidade de aperfeiçoamento das habilidades de leitura e escrita por meio do uso do gênero paródia como recurso didático que desperta o interesse dos discentes e, também, proporciona práticas significativas de linguagem e de socialização. Adotamos como pressupostos teóricos para esta pesquisa os trabalhos de Bakhtin (2011), Marcuschi (2010), Soares (2004), Penna (2008), dentre outros. Para a elaboração e desenvolvimento da sequência didática apoiamo-nos em postulados sociointeracionistas de Dolz, Noverraz e Scheneuwly (2010).Nessa perspectiva, buscamos favorecer a formação de alunos críticos e reflexivos, cujas práticas de leitura e de escrita estejam voltadas para os diversos usos significativos da linguagem e, por conseguinte, para o processo interacional de socialização.