ENSINO DE LITERATURA EM QUESTÃO: ENTRE A LEITURA, OS LETRAMENTOS E A CRÍTICA
Leitura literária, literatura, Letramento literário e cultural
O ENSINO DE LITERATURA EM QUESTÃO: ENTRE A LEITURA, OS LETRAMENTOS E A CRÍTICA Esta dissertação propõe uma reflexão sobre a leitura literária e o ensino de literatura nas séries finais do ensino fundamental, com o objetivo de discutir letramento literário e cultural a partir da utilização, nas aulas de língua portuguesa do ensino fundamental II, de textos que falam sobre a cultura amazônica, mais especificamente os mitos, as lendas dessa região, em especial os contidos no livro contos amazônicos de Inglês de Souza. Esta discussão consiste na premissa de que se deva ter para cada comunidade um letramento literário diferenciado, nunca limitado as obras tradicionais tidas como canônicas pela crítica e pela cultura hegemônicas, mas que considere as diferenças culturais que cada comunidade apresenta. A proposta procura romper com a premissa sustentada pela teoria literária e tradicional de feição eurocêntrica de que uma obra pode retratar a realidade de diferentes sociedades, em diferentes épocas, os mesmos valores universais, pensar dessa maneira é antes de tudo limitar o olhar a uma visão de mundo e de sociedade preconizada por um pensamento hegemônico e que ignora, completamente, as culturas locais e impõe sua cultura como única universalmente aceita. O aporte teórico desta discussão sustentase nas premissas sobre letramento em Kleiman (1995), Soares(2017), Street(2014) e Cosson (2016) entre outros e pressupostos sobre leitura em Zilberman (1998), Martins(1994) entre outros. Teoricamente estamos sintetizados com pressupostos dos Estudos Culturais e Pós-coloniais, assim como com teorias críticas latino-americanas. A partir da proposta desses autores, lança-se um olhar reflexivo sobre a cultura amazônica e a maneira como essa cultura está sendo abordada juntamente com a leitura, a literatura e os letramentos têm sido ensinados na cidade de Tucuruí e sobre a importância do letramento literário na formação de indivíduos críticos, humanizados e reflexivos