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Banca de DEFESA: JAEL SANCHES NUNES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAEL SANCHES NUNES
DATA: 26/10/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Virtual - Sala do Google Meet
TÍTULO:

EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: Os Saberes Docentes no Ensino de Ciências em Escolas da Terra Indígena Mãe Maria.  


PALAVRAS-CHAVES:

Saberes Docentes. Educação Indígena e Educação Escolar Indígena. Formação de Professores. Ensino de Ciências


PÁGINAS: 83
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências
RESUMO:

A educação escolar indígena vem se configurando como uma modalidade de educação básica e recentemente ganhando destaque importante no cenário educacional. Atualmente percebe-se que há diversas discussões sobre experiências de educação escolar em áreas indígenas e os seus princípios básicos das conquistas nas políticas educacionais indígenas e indigenistas que têm sua expressão mais forte na Constituição Federativa do Brasil de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases – LDB, que assegura aos índios a formação básica comum e o respeito aos seus valores culturais e artísticos, assegurada, às comunidades indígenas, o direito à educação escolar, para fortalecer as práticas culturais e a língua materna, garantindo aos povos indígenas, grande autonomia no que se refere à criação, ao desenvolvimento e à avaliação dos conteúdos a serem incorporados em suas escolas, bem explicado no Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas - RCNEI, (1998). Em se tratando de educação escolar, fez-se necessário compreender sobre os conhecimentos, os saberes, as práticas e as experiências cotidianas dos docentes que atuam no ensino de Ciências. O presente estudo teve como objetivo investigar os saberes docentes dos professores no decurso de sua formação e de sua prática pedagógica no ensino de Ciências para atuar na Terra Indígena Mãe Maria (TIMM), que, para Tardif (2014), estes saberes, identificados como construção sociais obtidos na trajetória pessoal de cada sujeito, educador ou educando, no chão escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, e do tipo estudo de caso. Para coleta de dados, utilizamos como técnicas procedimentais a observação participante, o que ocorreu antes do decreto estadual n° 609/2020 que dispõe sobre as medidas de enfrentamento (no âmbito do Estado do Pará) à pandemia da Covid-19, e o formulário online. A pesquisa foi realizada com professores das escolas indígenas da TIMM que atuam no ensino de Ciências. Para seu desenvolvimento se fez necessário discutir de forma analítica temas importantes como: a construção dos saberes docentes, a educação escolar indígena e a formação de professores. O resultado nos permitiu perceber que os saberes docentes construídos ao longo da trajetória e na prática pedagógica, são reelaborados para dar conta de articular com os conhecimentos tradicionais indígenas no ensino de ciências nas escolas indígenas da TIMM, além de evidenciar a importância da formação inicial e continuada do professor para o atendimento das especificidades e princípios da educação escolar indígena referente aos processos de ensino e aprendizado das ciências naturais.       


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 681.708.152-15 - DANIELLE RODRIGUES MONTEIRO DA COSTA - UEPA
Interno - 1102772 - JOSE SAVIO BICHO DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - LUELY OLIVEIRA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 19/10/2020 08:49
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