Entre silêncios, ações e práticas: a Lei Federal 10.639/2003 e o ensino de História nas escolas estaduais de Ensino Médio Albertina Barreiros e Izabel Maracaipe (Itupiranga/PA, 2017-2019)
História; Ensino de História; Lei Federal 10.639/2003; História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
O presente texto apresenta resultado parcial da pesquisa desenvolvida no âmbito de dissertação de mestrado. Neste trabalho buscamos compreender como duas escolas da rede estadual de ensino localizadas no Município de Itupiranga Estado do Pará, entre os anos de 2017 e 2019, desenvolveram ou não ações e estratégias para a implementação da Lei Federal 10. 639/2003, compreendendo a persistência de um “silêncio” acerca das abordagens envolvendo a história e cultura afro-brasileira e africana tanto nos livros didáticos quanto em sala de aula. A análise do Projeto Político Pedagógico das escolas, dos livros didáticos usados pelas instituições, assim como das entrevistas realizadas com os docentes de História das duas escolas, norteou essa pesquisa.