HISTÓRIAS DE PARAUAPEBAS EM SALA DE AULA: ensino de História Local e Amazônia nas escolas Chico Mendes e Carlos Drummond entre 2014-2019
História local. Ensino de História. Cultura Escolar. Parauapebas. Amazônia.
O presente trabalho tem por objetivo compreender como a História local tem sido ensinada na disciplina de História, nas turmas do 6º ao 9º ano de duas escolas públicas do município de Parauapebas (PA) — Chico Mendes II e Carlos Drummond de Andrade — entre os anos de 2014 e 2019. As instituições de ensino escolhidas são duas das mais antigas do município. Neste trabalho, entendemos o ensino de História como um lugar de fronteira, enquanto tomamos a História local como uma importante metodologia para a pesquisa e um conteúdo relevante para o ensino na Educação Básica. Trabalhamos com fontes bibliográficas que nos permitiram estabelecer conexões entre Parauapebas (PA), o sudeste do Pará e a Amazônia Legal. O corpus documental que mobilizamos é composto pelas Rotinas Pedagógicas e os Conteúdos de História do 6º ao 9º ano, ambos elaborados pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) com o fim de serem utilizados nas escolas públicas do Ensino Fundamental entre os anos 2014 e 2019; pelos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) das duas escolas; por entrevistas com três docentes e uma funcionária da Semed. Os resultados apontam a presença de conteúdos de História local entre as turmas citadas, com uma significativa concentração nas do 6º e 9º anos. O componente curricular de História dispõe de poucas aulas, considerando a quantidade de assuntos prevista no planejamento. Apesar dessa falta de disponibilidade de carga, nessas turmas, é possível assinalar tentativas de inserir discussões que envolvam a História local, relacionando-a com a Amazônia e os contextos mais amplos e gerais. Isso ocorre em vista da ausência de material didático elaborado para aulas de História local. Tal inserção é indicada nas referidas rotinas e nas entrevistas, o que aponta para formações elaboradas com esse propósito.