EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO ENSINO DE HISTÓRIA:
a Festa do Divino Espírito Santo no século XXI, na cidade de Marabá (PA)
Festa do Divino Espírito Santo. Educação Patrimonial. História Local. Ensino de História.
Essa dissertação traz um estudo da Festa do Divino Espírito Santo e suas práticas culturais na cidade de Marabá (PA), problematizando o potencial patrimonial da Festa, bem como, a possiblidade de operar a Educação Patrimonial e a festa do Divino como estratégia para ensinar a “história local”. Para a compreensão da ocorrência da Festa do Divino em Marabá, utilizamos como metodologia a etnografia e a metodologia da História Oral, por meio das quais desenvolvemos uma “observação participante” das festas, e entrevistas orais de história de vida, com recortes temáticos, junto a lideranças do Divino. Sob uma perspectiva histórica, a Festa foi abordada e analisada não como um passado estático, mas como algo que atende as demandas e representações de um grupo social no presente. Colocamos em evidência o percurso de constituição da moderna noção de Patrimônio Cultural, que é mobilizada junto à concepção de cultura popular e patrimônio imaterial. Itens importantes para refletir a noção de referências culturais e a significância da Festa do Divino para uma parcela da comunidade marabaense. A partir desses dados e considerando o status de Patrimônio Imaterial do Município conquistado pela festividade, investigamos a presença ou não da Festa do Divino Espírito Santo e suas narrativas, nas aulas de História do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, da EMEF Profa. Judith Gomes Leitão, localizada no Núcleo Marabá Pioneira.