TRADIÇÕES RELIGIOSAS DE MATRIZES AFRICANAS NO COMPONENTE DE HISTÓRIA: A BNCC E A PRÁTICA DOCENTE (MARABÁ- PA, 2017-2019)
História; Ensino de História; BNCC; Tradições religiosas de matrizes africanas.
O presente texto expõe reflexões da qualificação de mestrado referente à pesquisa com a temática tradições religiosas de matrizes africanas no componente curricular de História, discutindo a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e prática docente de professores História em Marabá (PA, 2017-2019). O objetivo do trabalho é compreender como as tradições afro-religiosas têm aparecido na BNCC e têm sido trabalhadas após a promulgação desse documento. As fontes utilizadas para essa pesquisa são a BNCC, legislações nacionais e documentos normativos, bem como entrevistas com professores da rede municipal de ensino de Marabá. Com base nessa documentação e nos debates concernentes ao campo do Ensino de História e das perspectivas decoloniais, construímos nossa narrativa, interpretando fontes e consolidando abordagens sobre o tema, com enfoque em Marabá (PA).