História indígena e livros didáticos de história: representação, mudanças e permanências
História e Ensino de História. Livro didáticos. Povos Indígenas. Marabá-PA. Amazônia.
A presente é fruto das pesquisas desenvolvidas na linha Ensino de História, Narrativas e Documentos do programa de Pós-Graduação em História da Unifesspa e tem como objetivo analisar de como a temática acerca dos povos indígenas estão sendo representadas em duas coleções de Livros Didáticos do Professor e da Professora de História. As coletâneas escolhidas para serem analisadas foram “História, Sociedade e Cidadania” (Editora FTD) e “Araribá Mais História” (Editora Moderna). Trata-se das duas coletâneas mais adotadas no município de Marabá-PA, (lócus da pesquisa), localizada na região amazônica, cuja história mantem distintas relações de tensão e enfrentamentos com diferentes etnias indígenas da região. Como metodologia, fazemos uso dos procedimentos qualitativos a partir da análise das narrativas e imagens presentes no material analisado. As reflexões apontam que o manual didático continua reforçando a representação dos povos indígenas como decorrentes do colonizador branco europeu e presente apenas no início da colonização no atual Brasil. A importância desse trabalho se dá, sobretudo pelo direcionamento e evidência sobre esses grupos que foram marginalizados da História e sociedade, mas que através das suas mobilizações pouco a pouco vem ganhando espaço nas ações políticas no Brasil.