Notícias

Banca de DEFESA: ANDREZA XAVIER DE LIMA SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDREZA XAVIER DE LIMA SOUSA
DATA: 14/12/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

Vivências Femininas na política: fissuras provocadas e avanços na representação de gênero em Santa Luzia do Pará (1980-202)


PALAVRAS-CHAVES:

Trajetórias políticas femininas; História Oral; Feminismo Anticapitalista.


PÁGINAS: 124
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História do Brasil República
RESUMO:

Este trabalho tem como tema as trajetórias políticas femininas em Santa Luzia do Pará, buscando compreender o papel do gênero e das mulheres na política local. As vozes analisadas são as de Lúcia Machado, Susana Saldanha, Vânia Blandtt, Joyce Sousa e Socorro Saldanha, mulheres que desafiaram padrões, articularam-se politicamente, conquistando espaços na esfera pública. As fontes utilizadas abrangem uma revisão bibliográfica, explorando áreas como estudos de gênero, história do tempo presente, história oral, memória e história de vida. Autores como Haraway, Scott, Butler, Crenshaw, Saffiotti, Alberti, Ferreira, Portelli, Ricoeur e outros contribuíram para uma compreensão mais aprofundada do campo de pesquisa. O objetivo central é explicar o processo de inserção das mulheres no âmbito público de Santa Luzia do Pará, focando nas eleições municipais, movimentos sociais, criação de associações e organização política na igreja. A pesquisa busca compreender o fortalecimento ou enfraquecimento da participação política das mulheres na construção democrática da cidade, contribuindo para uma análise contextualizada da participação feminina na política. Esta pesquisa destaca a importância de entender e valorizar as trajetórias políticas femininas como uma contribuição vital para a construção democrática. Ao examinar as experiências individuais dessas mulheres, o estudo oferece discussões sobre as complexidades das relações político-sociais de gênero no Brasil e na região. Além disso, ressalta a necessidade de uma participação mais ativa e engajada das mulheres no processo político, indo além da mera inclusão nos cargos políticos, de acordo com teorias de um feminismo anticapitalista, e enfatiza que os direitos não são alcançados individualmente, mas sim pensando no coletivo.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANNA CAROLINA DE ABREU COELHO
Interno - 2131348 - EDUARDO DE MELO SALGUEIRO
Externo à Instituição - FABIO TADEU DE MELO PESSOA
Presidente - 3138895 - MARCUS VINICIUS REIS
Interno - 2305727 - MARIA CLARA SALES CARNEIRO SAMPAIO
Notícia cadastrada em: 12/12/2023 12:07
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (94) 2101-5945 | Copyright © 2006-2025 - UNIFESSPA - sigaa-docker