EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM DUAS ESCOLAS DE MARABÁ-PA: Literatura negra em projetos escolares (2016-2023)
Educação das Relações Étnico-Raciais; Projetos Escolares; Ensino de História; Documentos Escolares; Marabá-Pa;
A pesquisa em questão busca entender como as escolas de Marabá, no sudeste paraense, estão trabalhando a educação das relações étnico-raciais a partir da lei 10.639/03, e como o Dia da Consciência Negra influencia essa implementação. Analisamos como a escola enquanto instituição pode abordar a temática a partir dos sujeitos que a compõem e do lugar espacial e social em que está estabelecida, assim examinamos as experiências da comunidade escolar em duas instituições de ensino público: EMEF “O Pequeno Príncipe” e EEEM Dr. Gaspar Viana – Anexo I. Como o uso de projetos escolares voltados para a temática revelam sua relevância na luta contra o racismo e na promoção da cultura afro-brasileira. A pesquisa também disserta sobre a manipulação da literatura negra pelo professor/pesquisador de história quanto ao ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Neste estudo temos como marco temporal os anos de 2016 a 2023 e para realizá-lo empreendemos pesquisa em campo onde selecionamos documentos escolares escritos e visuais, e construímos diálogos que geraram entrevistas com sujeitos pertencentes a comunidade escolar e a luta de combate ao racismo no município de Marabá-Pa.