ESTUDANTES QUILOMBOLAS E AÇÕES AFIRMATIVAS: Uma Análise das Políticas de Diversidade e Inclusão na Educação Superior na Unifesspa
História; Ação Afirmativa; Quilombola; Unifesspa; Educação Superior.
O presente trabalho propõe-se a analisar a política de ações afirmativas de diversidade e inclusão da população quilombola na Educação Superior, tomando como campo de estudo a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Para isso, pretende-se compreender as trajetórias dos alunos quilombolas desta instituição para identificar como as políticas de ação afirmativa para acesso e permanência têm sido desempenhadas e analisar os desafios e conquistas durante essa jornada. A abordagem metodológica baseia-se na combinação de análise documental e entrevistas orais, o que torna possível abordar os processos históricos e sociais relacionados à população quilombola de maneira abrangente e contextualizada. O ponto de partida desta pesquisa é uma revisão sobre a evolução das políticas de cotas no Brasil. A Lei de Cotas é um divisor de águas no acesso à universidade. Ainda, são tratados conceitos fundamentais, tal como Quilombo e Quilombismo, essenciais para a contextualização sociocultural do território quilombola. Deste modo, espera-se apresentar os resultados do trabalho desenvolvido, o mapeamento do conjunto de políticas da inclusão e permanência na Unifesspa, uma avaliação geral sobre as experiências vivenciadas pelos discentes, as suas perspectivas e os impactos gerados em termos sociais. Finalmente, este trabalho contribui para o debate sobre a formação das identidades e a efetivação da presença quilombola no espaço universitário, indicando, ainda, que a garantia de ações afirmativas para assistência educacional e social pode ser ampliada.