Banca de QUALIFICAÇÃO: JAIR CONCEIÇÃO RODRIGUES TAVARES

DISCENTE: JAIR CONCEIÇÃO RODRIGUES TAVARES
DATA: 26/08/2024
LOCAL: Sala do NPD

HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA ESTADUAL ANÍSIO TEIXEIRA EM MARABÁ – PA (2019-2021)

Ensino de História; Lei Federal nº 10.639/2003; História e Cultura Afro-Brasileira e Africana; Ensino Médio; Marabá.

ÁREA: História

A presente pesquisa tem por objetivo compreender a implementação da Lei Federal nº 10.639/2003 na Escola Estadual Anísio Teixeira e como história e cultura afro-brasileira e africana tem sido discutido pelos professores de História em turmas do Ensino Médio, no período de 2019 a 2021, em Marabá - PA. Para tanto foi realizada uma revisão bibliográfica e pesquisa de campo com três professores que atuam nas turmas da referida escola. Desse modo, essa pesquisa constitui-se em uma abordagem qualitativa, descritiva e analítica. Os resultados evidenciam que mudanças são mais complexas e vão além de como trabalhar os conteúdos tradicionais da escola e, transversalmente, abordar temas ligados à História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Apesar dos esforços e das práticas colaborativas realizadas pelos docentes, as questões de formação, suporte e apoio por meio de um programa formativo aos professores ainda não são efetivas. A escola é o lugar onde as relações acontecem, e a forma como tais relações se constituem e se firmam está relacionada com a comunidade em que a escola se insere e suas questões cotidianas. Percebe-se, ainda neste trabalho em construção, que não há um método ou planejamento único para o trabalho com as relações étnico-raciais, Áfricas e Diáspora, etnia, valores, religiosidades e diferentes perspectivas que se desdobram das legislações e das suas diretrizes.

Interno - 2142497 - JANAILSON MACEDO LUIZ
Presidente - 3045936 - KARLA LEANDRO RASCKE