O ENSINO DE HISTÓRIA NA PANDEMIA: reflexões e experiências docentes acerca do Ensino Remoto Emergencial na escola municipal de ensino fundamental Professor Paulo Freire Marabá/PA, durante os anos de 2020-2021
Pandemia de Covid-19; Escola Paulo Freire; Ensino de História; Educação Remota.
A pandemia de Covid-19 impôs desafios especialmente no que diz respeito ao ensino de disciplinas como a de História, que depende de uma rica interação entre professores e alunos. Este trabalho se dedica a refletir sobre as adaptações e as experiências docentes no ensino de História durante a pandemia, com ênfase na Escola Paulo Freire, localizada em Marabá-PA. Durante o período de 2020 a 2021, as escolas enfrentaram a suspensão das aulas presenciais, o que levou à implementação de estratégias de ensino remoto e híbrido. A pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, foi realizada por meio de observações de práticas pedagógicas e entrevistas com professores da referida instituição. O estudo busca compreender as principais dificuldades enfrentadas pelos docentes, como a adaptação ao uso das tecnologias, a manutenção da qualidade do ensino e as estratégias utilizadas para garantir a continuidade da aprendizagem. Além disso, analisa as metodologias ativas e as alternativas pedagógicas empregadas para manter o engajamento dos alunos, mesmo em tempos de distanciamento social. Há também uma profunda relação entre a importância da formação continuada dos professores de História, o impacto da pandemia na aprendizagem dos estudantes e a necessidade de políticas públicas para garantir a inclusão digital no contexto educacional. A discussão dos resultados revela a necessidade de se investir na formação continuada dos professores de História, tanto para o uso de tecnologias quanto para a adoção de estratégias pedagógicas mais inclusivas e participativas. Além disso, fica evidente a importância de fortalecer as redes de apoio entre escolas, famílias e comunidades para garantir o acesso igualitário à educação, independentemente das condições adversas.