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Banca de DEFESA: JOELSON MARTINS DE ARAUJO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOELSON MARTINS DE ARAUJO
DATA: 28/03/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

O ENSINO DE HISTÓRIA NA PANDEMIA: reflexões e experiências docentes acerca do Ensino Remoto Emergencial na escola municipal de ensino fundamental Professor Paulo Freire Marabá/PA, durante os anos de 2020-2021


PALAVRAS-CHAVES:

Pandemia de Covid-19; Escola Paulo Freire; Ensino de História; Educação Remota.


PÁGINAS: 125
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
RESUMO:

A pandemia de Covid-19 impôs desafios especialmente no que diz respeito ao ensino de disciplinas como a de História, que depende de uma rica interação entre professores e alunos. Este trabalho se dedica a refletir sobre as adaptações e as experiências docentes no ensino de História durante a pandemia, com ênfase na Escola Paulo Freire, localizada em Marabá-PA. Durante o período de 2020 a 2021, as escolas enfrentaram a suspensão das aulas presenciais, o que levou à implementação de estratégias de ensino remoto e híbrido. A pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, foi realizada por meio de observações de práticas pedagógicas e entrevistas com professores da referida instituição. O estudo busca compreender as principais dificuldades enfrentadas pelos docentes, como a adaptação ao uso das tecnologias, a manutenção da qualidade do ensino e as estratégias utilizadas para garantir a continuidade da aprendizagem. Além disso, analisa as metodologias ativas e as alternativas pedagógicas empregadas para manter o engajamento dos alunos, mesmo em tempos de distanciamento social. Há também uma profunda relação entre a importância da formação continuada dos professores de História, o impacto da pandemia na aprendizagem dos estudantes e a necessidade de políticas públicas para garantir a inclusão digital no contexto educacional. A discussão dos resultados revela a necessidade de se investir na formação continuada dos professores de História, tanto para o uso de tecnologias quanto para a adoção de estratégias pedagógicas mais inclusivas e participativas. Além disso, fica evidente a importância de fortalecer as redes de apoio entre escolas, famílias e comunidades para garantir o acesso igualitário à educação, independentemente das condições adversas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ADSON RODRIGO SILVA PINHEIRO
Presidente - 014.116.847-10 - ANGELO ADRIANO FARIA DE ASSIS - UFV
Interno - 2391002 - GEOVANNI GOMES CABRAL
Notícia cadastrada em: 10/03/2025 15:13
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