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Banca de DEFESA: ELIZA CORREA SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELIZA CORREA SANTOS
DATA: 01/04/2025
HORA: 16:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM DUAS ESCOLAS DE MARABÁ-PA: Metodologias de projetos escolares (2016-2023)


PALAVRAS-CHAVES:

Educação das Relações Étnico-Raciais; Projetos Escolares; Ensino de História; Documentos Escolares; Marabá-PA.


PÁGINAS: 133
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
RESUMO:

A pesquisa em questão busca entender como as escolas de Marabá, no sudeste paraense, estão  trabalhando a educação das relações étnico-raciais a partir da lei 10.639/03, e como o Dia da  Consciência Negra influência essa implementação. Analisamos como a escola enquanto  instituição pode abordar a temática a partir dos sujeitos que a compõem e do lugar espacial e  social em que está estabelecida. Assim, examinamos as experiências da comunidade escolar  em duas instituições de ensino público: EMEF O Pequeno Príncipe e EEEM Dr. Gaspar  Vianna – Anexo I. Como o uso de projetos escolares voltados para a temática revelam sua  relevância na luta contra o racismo e na promoção da cultura afro-brasileira. A pesquisa  também disserta sobre a apropriação da literatura negra pelo professor/pesquisador de história  quanto ao ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Neste estudo temos como  marco temporal os anos de 2016 a 2023 e para realizá-lo empreendemos pesquisa em campo  na qual selecionamos documentos escolares escritos e visuais, e construímos diálogos que  geraram entrevistas com sujeitos pertencentes a comunidade escolar e a luta de combate ao  racismo no município de Marabá-PA. A partir da pesquisa foi possível confirmar a pertinência  da realização dos projetos em ambas as escolas por contribuir na formação de uma  perspectiva distinta sobre as sujeitas e sujeitos que compõem a comunidade escolar refletindo  sobre conceitos e comportamentos acerca de identidade étnico-racial, autoestima e  empoderamento de pessoas que outrora foram racializadas. O uso da literatura negra no  ensino aprendizagem se mostrou eficiente por estimular a leitura e possibilitá-los experienciar  realidades próximas e distantes aos estudantes, criando certa empatia a eles. Apreendemos que  ainda há necessidade de se investir na formação tanto inicial quanto continuada de  professores, pois não basta querer debater a temática é importante aprender como fazer. 



MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANA JULIA PACHECO
Presidente - 2241426 - HERALDO MARCIO GALVAO JUNIOR
Interno - 2142497 - JANAILSON MACEDO LUIZ
Externo à Instituição - MARLEY ANTONIA SILVA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 25/03/2025 15:17
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