PRÁTICAS DE LETRAMENTOS LITERÁRIO E CULTURAL NO CONTEXTO ESCOLAR
letramentos; culturas; bullying; currículo.
A presente pesquisa tem como objetivo apresentar e discutir uma proposta
de letramento literário e cultural apropriada à região amazônica e ao contexto
da escola pública. A proposta está sendo desenvolvida na Escola Municipal
de Ensino Fundamental Novo Horizonte, em uma turma de 6º ano, localizada
no município de Parauapebas. Para tanto, realizamos oficinas com leitura de
textos literários de diferentes gêneros, propondo discussões de caráter sóciopolítico
e cultural, avaliando processos metodológicos que envolvem o
ensino-aprendizagem de literatura na escola de ensino fundamental. Para
fundamentar a pesquisa, utilizamos pressupostos dos estudos culturais,
teorias sobre ensino, letramento e currículo, focando na necessidade de
considerar os letramentos como ideológicos e culturais e não como
autônomos. Dentre os teóricos utilizados como base, destaco QUIJANO
(2005), HALL (2003), BHABHA (2013), MACEDO (2012, 2013, 2018, 2018),
(CORAZZA, 2002), ROJO (2009) e STREET (2014).