Fanfics, Multiletramentos e Práticas de Leitura e Escrita na Escola
Leitura. Escrita criativa. Escrita colaborativa. Fanfic. Multiletramentos
O trabalho do professor de Língua Portuguesa tornou-se um verdadeiro desafio na contemporaneidade, pois tanto docentes quanto discentes têm que lidar com os novos multiletramentos inerentes às interações em ambientes digitais. Nesse contexto, o professor precisa (res)significar diariamente as suas práticas pedagógicas e didáticas a fim de que os alunos possam exercer práticas de linguagem dinâmicas e interlocutivas, pois os textos escritos e impressos estão cada vez menos interessantes para determinado grupo, sobretudo para os jovens que têm o cotidiano permeado pelo mundo tecnológico. Ademais, as práticas intermediadas pela tecnologia têm sido relevantes para o aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, bem como para a produção de conhecimento nas demais esferas sociais em que os jovens estão inseridos. Nessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa que buscou criar estratégias para que os alunos interagissem com diversos tipos e gêneros textuais que circulam predominantemente em ambientes digitais e, por conseguinte, contribuir para o desenvolvimento das práticas de leitura e de escrita dos alunos envolvidos na intervenção pedagógica. Para as atividades desenvolvidas foi escolhido o gênero fanfic, que além abranger o conceito de escrita criativa e colaborativa, tem a circulação exponenciada em ambiente digital. Por meio desta pesquisa- ação, a intervenção foi desenvolvida com alunos do 8o ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal de Parauapebas, Pará. Serviram de base para o desenvolvimento da pesquisa as premissas de Costa Val (1991, 2004), Cosson (2018, 2020), Rojo (2009, 2012, 2013), Vargas (2015) e outros de igual relevância para o trabalho. Os resultados obtidos indicaram que as oficinas desenvolvidas contribuíram significativamente para o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos.