LETRAMENTO LITERÁRIO E A VALORIZAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL DO ALUNO DO CAMPO: EXPERIÊNCIAS DE LEITURAS COM O DIÁRIO “QUARTO DE DESPEJO” DE CAROLINA MARIA DE JESUS
Letramento literário. Leitura humanizada. Carolina Maria de Jesus. Aluno do Campo.
O presente trabalho é o resultado de um projeto de intervenção aplicado em uma turma de 8º do ensino Fundamental anos Finais, na escola Educar Para Crescer, localizada no assentamento 1º de Março, Município de São João do Araguaia-PA. O objetivo geral da pesquisa consiste em realizar oficinas de leituras literárias que contribuam com a formação leitora, intelectual e social do educando, ressignificando suas práticas cotidianas, identidades e culturas, a partir da leitura da obra “Quarto de despejo” Carolina Maria de Jesus. Buscamos com este trabalho, promover discussões e reflexões que ajudem aos alunos reconhecer-se como sujeitos histórico e social pertencentes a um contexto cultural diverso e de múltiplas identidades, desenvolvendo práticas de letramentos em que sejam evidenciadas suas subjetividades, experiências e vivências de aluno do Campo, colocando esse sujeito em posição de protagonista e autor de sua própria narrativa. Esta pesquisa, trata-se de um estudo que compreende práticas de letramentos literários na escola, não apenas para o aluno desenvolver suas competências de leitura e escrita, mas também, como prática social. Como suporte teórico deste projeto, usamos os estudos de Freire (1986-2006) e Martins (1998) para discutirmos a compreensão de leitura. Zilberman (1991) e Silva (1998) pelas contribuições sobre formação de leitor. Para sustentar as discussões sobre letramentos, tomamos como suporte a proposta teórica discutido por Soares (2004); Street (2014) e Cosson (2006-2021). Para compreensão de literatura, leitura literária e formação do leitor de literatura, buscamos alinhar nossa pesquisa aos pressupostos teóricos de Lajolo (2018), Antonio Candido (2000) e Rouxell (2004. Bhabha (1998) e Hall (1999) contribuem com a compreensão de identidade e cultura. Farias (2018) ajuda-nos sobre a vida e obra de Carolina Maria de Jesus. Quanto à metodologia utilizada, adotamos a pesquisa-ação com abordagem qualitativa de Thiollent (1947). Consideramos esta pesquisa relevante por entender que o texto literário no ensino fundamental é um instrumento significativo para promoção do letramento literário no espaço escolar. A obra “Quarto de despejo”, objeto de leitura desta pesquisa, além de possibilitar diferentes discussões de cunho social, étnicos, econômico, cultural e identitário, também, pode provocar nos alunos o desejo e a coragem de relatar suas próprias histórias, memórias e vivências. As oficinas estão em processo de aplicação, iniciadas em agosto de 2022, com prazo final marcado para novembro de 2022.