PLAC - O ENSINO DE PORTUGUES COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO PARA CRIANÇAS WARAO EM MARABÁ - PA
Palavras-chave: Políticas Linguísticas; Imigração; Refúgio; Educação; PLAC.
Esta dissertação tem como principal objetivo elaborar uma proposta metodológica, por meio do desenvolvimento de material específico para ensino-aprendizagem de Português como Língua de Acolhimento (PLAC) para as crianças e adolescentes indígenas venezuelanos da etnia Warao com idade entre 6 a 14 anos de idade que vivem na cidade de Marabá, desde o ano de 2019 em situação refúgio. Por se tratar de uma pesquisa-ação de caráter etnográfico, a pesquisa partirá de uma abordagem qualitativa na perspectiva dos estudos sobre políticas linguísticas na área de Linguagens e Letramentos. Assim temos como suporte teórico Calvet, 2007; Lopez e Diniz, 2018; Maher, 2007; Ramos, 2019; Miranda e Lopes, 2021; Tarrago, 2017; Oliveira2005, 2003, 2017; Garcia 2000; Grosso, 2010 entre outros. A partir desse estudo espera-se produzir materiais que subsidiem a atuação do professor de PLAC que atua em contextos indígenas.