FANFICS E COMBATE AO BULLYING: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA EM AMBIENTES DIGITAIS
Fanfics. Bullying. Leitura. Produção Textual.
A produção de fanfics, fanfiction ou simplesmente ficção de fã é considerada uma das práticas sociais de leitura e escrita contemporâneas. Baseado nesse gênero atual e digital, este trabalho apresenta uma proposta de intervenção destinada a alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública do município de Tailândia-Pará. Da busca de alternativas para incentivar a leitura e aprimorar a escrita dos alunos é que surge esta pesquisa que apresenta como objetivo geral desenvolver práticas significativas de leitura e escrita levando em consideração o gênero Fanfics e o combate ao Bullying em ambientes digital e escolar. Temos ainda como objetivos específicos: Identificar a concepção dos alunos em relação as práticas de leitura e escrita na internet e como avaliam essas práticas antes e depois da aplicação da pesquisa; promover discussões e reflexões acerca das práticas de bullying na sociedade e na escola; contribuir para o desenvolvimento da competência linguística e discursiva dos alunos por meio das produções de fanfics. A metodologia é baseada na pesquisa-ação e envolve oficinas que visam à leitura, à escrita e à elaboração de fanfics.