“EXPERIMENTAÇÕES POÉTICAS”:
uma proposta de mediação de leitura a partir da poesia de Manoel de Barros
Poesia. Imagem. Experimentações. Leitura e Mediação.
Este estudo busca refletir e apresentar propostas de experimentações poéticas e de mediação de leitura, com base na obra Ensaios fotográficos (2000), de Manoel de Barros, aos estudantes do 9o ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública, em Canaã dos Carajás - PA. A pesquisa surgiu em torno do desafio de se propor uma imersão no universo poético em locais diversificados dentro e fora da escola, oportunizando uma experiência de leitura poética no/pelo/com o corpo, a qual explorou as dimensões espaciais (e por que não também temporais?) das aulas como possibilidades de significação. O estudo configurou-se em uma pesquisa-ação, de cunho qualitativo, transcorrida nos anos de 2021 e 2022, na qual desenvolveu-se uma coleta de dados relacionados ao repertório leitor e cultural dos alunos. Com base na perspectiva do multiletramento e em uma abordagem multissemiótica, foram realizados Ateliês de Poesias, abordando, inicialmente, os novos gêneros poéticos do universo digital como a fotopoesia, a videopoesia e a ciberpoesia até o mergulho na singularidade poética de Barros, estimulando a construção de sentidos, a percepção sensorial, estética, criativa, reflexiva e crítica. O referencial teórico, sob o qual discutiu-se a formação de leitores e mediação literária, está embasado em Lajolo (1991), Zilberman e Silva (1995), Soares (2001), Santaella e Noth (2020) e Cosson (2012). Para analisar os conceitos de imagem e de imaginário, partiu-se das perspectivas poético-filosóficas de Gaston Bachelard (1960) e de Paz (1982), já a compreensão acerca de performance, oralidade e recepção foram baseadas em Zumthor (2000) e as relações entre as subjetividades do corpo e do espaço pedagógico foram amparadas em Ribera (2017).