CONTRIBUIÇÃO DOS POEMAS PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO DOS ALUNOS DO 5º ANO DO
ENSINO FUNDAMENTAL;
Palavras-chave: Letramento; Letramento literário; poema/poesia;
O presente trabalho intitula-se “Contribuição dos poemas para o letramento literário
dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental” em uma escola estadual do
Município de Urucará/AM, tendo como objetivo geral: Produzir uma proposta
metodológica de sequência didática para trabalhar o gênero poema (ensinar a
escrever) para ser aplicado na turma, empregando o tema da cidade “O lugar onde
vivo” e como objetivos específicos: favorecer a compreensão do gênero poema;
possibilitar conhecer os poetas locais, para incitá-los a produzir poemas sobre a
cidade de Urucará; contribuir para o desenvolvimento e promoção do letramento
literário dos alunos e tentar reduzir as dificuldades encontradas durante o processo.
A metodologia do trabalho com o gênero poema/poesia, está baseado nas
concepções de letramento, letramento literário de Cosson, Roxo, Pinheiro e
Sorrenti, e na proposta metodológica de sequência didática de Joaquim Dolz; no
material do projeto da Olimpíada de Língua Portuguesa (Caderno do professor -
Poetas da escola) organizado por Anna Helena Altenfelder e pela sequência
didática de produções de poemas de Julieta de Souza. O presente trabalho
pretende ensinar a produzir poemas/poesias que propõe um ensino para a
produção de textos tendo como tema “O lugar onde vivo”, formar leitores e
escritores competentes que aprendam a ter o gosto de escrever, de serem autores
de suas próprias vivencias e histórias. Neste contexto, será feita a análise dos
materiais didáticos, para verificar como está incorporando as propostas para o
trabalhado com o gênero poema. Por fim, analise e discussões dos resultados e
considerações finais.