O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 POR MEIO DO GÊNERO CONTO PARA ALUNO COM SURDEZ EM SALA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO-AEE: UMA PESQUISA-AÇÃO.
Palavra-chave: Português como L2; Aluno com surdez; Ensino e leitura.
Esta pesquisa é resultado de reflexões e questionamentos em relação a escrita do português como L2 para aluno com surdez, o que nos levou a construção de um projeto de intervenção durante as aulas do Mestrado Profissional em Letras-PROFLETRAS, na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará- UNIFESSPA. O objetivo é elaborar uma Sequência Didática (SD) para o ensino do gênero “conto”, que possa ser utilizada para o ensino de Português em turma do 6º ano do ensino fundamental. A proposta está fundamentada nas teorias e legislação vigente sobre inclusão e formação da pessoa com surdez. Além disso, fundamentam o projeto os estudos sobre Letramentos ((TFOUNI, 2000; BOTELHO, 2005; LODI et al., 2002), ensino de Gêneros textuais-discursivos (KOCH; ELIAS, 2010; SCHNEUWLY, 2004) e a educação bilíngue de surdos (FAVORITO, 2006; SÁ, 2010; QUADROS, 2008; SKLIAR, 1999. O presente trabalho será pautado na pesquisa-ação (MINAYO; 2006; THIOLLENT, 1988), pois haverá a intervenção da pesquisadora através das aulas ministradas sobre o gênero textual “conto” e que estas farão parte da análise e interpretação dos dados. Com isso se espera desenvolver uma proposta de ensino de Língua Portuguesa para um estudante com surdez que possibilite um melhor desempenho, por parte dos profissionais do AEE, no ensino de L2 para aluno com surdez.