O POST DE REDE SOCIAL: uma proposta de leitura e produção textual para o Ensino Fundamental II
Gêneros discursivos. Post. Redes sociais.
Este trabalho visa a investigar o post de rede social como estratégia de ensino aprendizagem de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II, com o objetivo de verificar a ampliação da capacidade de leitura e produção de textos dos alunos. Parte-se da hipótese de que a produção de sentidos resultante da leitura do gênero post pode ser bastante produtiva para a construção da competência discursiva do sujeito. Para traçarmos a discussão teórica em torno dos gêneros do discurso, apoiamo-nos nos estudos de Bakhtin (2011, 2014, 2016), assim como também em autores contemporâneos que dialogam com essa abordagem, tais como Rojo e Barbosa (2015), Marcuschi (2008) e Santaella (2014). Trata-se de uma pesquisa caracterizada como pesquisa ação, uma vez que são entrelaçados objetivos à investigação, a fim de se chegar a uma interpretação. A proposta de intervenção desenvolvida abordou o gênero discursivo post para o trabalho em sala de aula, baseada em Lopes-Rossi (2011), pois além de ser um gênero presente no cotidiano dos educandos, a partir dele pode-se explorar a leitura, a escrita e a criticidade. A pesquisa propõe ainda a análise de práticas de leitura e escrita dos alunos resultantes da execução de módulos didáticos de leitura, escrita e publicação do gênero em rede social. Os resultados sinalizam que é possível trabalhar os gêneros do discurso em ambiente digital e desenvolver a leitura através do gênero discursivo post e que a produção do gênero em questão é relevante como ferramenta para desenvolver as práticas de linguagem, além de estimular a escrita, possibilitou a leitura com textos mais reflexivos e críticos.