Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIZANDRA MARIA GONÇALVES AMARAL

DISCENTE: ELIZANDRA MARIA GONÇALVES AMARAL
DATA: 26/01/2024
LOCAL: Online

Educação escolar indígena: reflexões sobre o processo de alfabetização em uma turma da escola indígena Kubênikanhti, aldeia Môykàkò, no município de São Félix do Xingu-PA

Alfabetização; Cultura Mẽbêngôkre; Escola Kubenhinkanti; Educação Escolar Bilíngue.

ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

A presente pesquisa tem como objetivo dialogar e verificar como ocorre o processo de ensino e aprendizagem na escola Kubenhinkanti na aldeia Moykarakô no Município de São Félix do Xingu-Pá. Buscamos um olhar diferenciado em relação ao processo de alfabetização desses alunos, procurando, nesta pesquisa, verificar se a alfabetização desses alunos é bilíngue e diferenciada e se as especificidades deste povo são atendidas. A educação bilíngue e diferenciada na educação escolar indígena é de fundamental importância para promover a inclusão e, principalmente, a preservação das línguas, culturas e tradições indígenas. No entanto, apesar da legislação e diretrizes específicas, a efetividade da educação escolar indígena, especialmente na alfabetização de estudantes indígenas, ainda enfrenta desafios significativos. Tem como objetivo pesquisar o processo de ensino e aprendizagem da referida escola e os desafios dos professores indígenas e não indígenas. O presente estudo baseia-se nos seguintes teóricos: Rodrigues (1986); Vanessa R. Lea (2012), Machado (2016) entre outros, bem como nos relatos de membros da comunidade Moykarako. A pesquisa seguiu os parâmetros da pesquisa bibliográfica, qualitativa de campo, e está sendo realizada na escola indígena Kubenhinkanti em parceria com professores indígenas e não-indígenas e a comunidade local. Durante a coleta de dados, foram realizadas entrevistas com professores, monitores indígenas e algumas lideranças de aldeias mais velhas; também foi aplicado um questionário aos professores e monitores das turmas de alfabetização; utilizamos um diário de campo no qual tomamos notas das reuniões e entrevistas.

Presidente - 1517280 - LUCIVALDO SILVA DA COSTA
Externo à Instituição - MAXWELL GOMES MIRANDA