Banca de DEFESA: RÚBIA MARIA FERREIRA FERREIRA

DISCENTE: RÚBIA MARIA FERREIRA FERREIRA
DATA: 21/03/2018
LOCAL: ILLA - Campus III - Sala 02

O GÊNERO TEXTUAL CONTO EM PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA: uma proposta para o desenvolvimento das capacidades de linguagem

Gênero conto. Sequência didática. Leitura. Escrita

ÁREA: Lingüística

Neste trabalho, apresentamos uma proposta de intervenção didática, tendo como objeto de ensino o gênero textual narrativo literário conto. Adotamos a concepção de linguagem sociointeracionista, nesse sentido compreendemos que o ensino de língua portuguesa deve manter uma ligação constante com as práticas sociais em que os alunos estão inseridos. Nosso objetivo foi investigar em que sentido o ensino de gêneros por meio de sequência didática contribui para o ensino e aprendizagem da leitura e escrita. Para tanto privilegiamos o construto teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e do modelo de arquitetura textual proposto por Bronckart (2012), assim como a sequência didática (SD), conforme os pesquisadores Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Para dar melhor suporte a este trabalho, também foram relevantes os aportes teóricos de Bakhtin (2006; 1997) e Marcuschi (2010; 2008) que entendem os gêneros textuais como ação social; Köche, Boff e Marinello (2015; 2014), Barros e Rios-Registro (2014), Gonçalves e Bazarim (2013) e Nascimento (2009) que tratam das práticas didáticas dos gêneros textuais e de sua articulação com as práticas de letramento. Utilizamos o método da pesquisa-ação, tendo em vista que essa estratégia metodológica nos possibilita investigar e aprimorar nossa prática. O público-alvo desta pesquisa foram alunos do 9º ano do ensino fundamental da escola pública municipal “Unidade de Educação Básica Conjunto Paranã”, localizada em Paço do Lumiar-MA. A partir da análise da primeira e última versão dos contos, pudemos constatar que o desenvolvimento da prática pedagógica, no ensino de gêneros, por meio da sequência didática contribuiu para o aprimoramento das capacidades de linguagem dos alunos participantes desta pesquisa.

Presidente - 882.856.343-53 - PAULO DA SILVA LIMA - UFMA
Interno - 2036456 - TANIA MARIA MOREIRA