News

Banca de DEFESA: LAILA SUELLEN SANTANA CHAVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAILA SUELLEN SANTANA CHAVES
DATA: 30/09/2023
HORA: 14:30
LOCAL: google meet, Link da videochamada: https://meet.google.com/zpr-czqm-fyn
TÍTULO:

O PAPEL DA GESTÃO ESCOLAR E A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA INCLUSIVA: uma análise a partir da deficiência visual


PALAVRAS-CHAVES:

Gestão Escolar; Deficiência Visual; Educação Especial; Educação Inclusiva.


PÁGINAS: 151
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Unidades Educativas
RESUMO:

A educação inclusiva na escola é um tema que provoca profundas discussões e questionamentos, e é preciso discutir o porquê de algumas escolas que têm alunos com deficiência a inclusão não acontece plenamente, apesar de terem profissionais especializados para trabalhar com os alunos. Dentre as questões que levantamos neste trabalho destacamos a necessidade de se verificar com mais aprofundamento como ocorre a gestão escolar nas escolas de educação básica em alguns municípios, e aqui destacamos o município de Balsas, localizado no estado do Maranhão, com um olhar sobre suas funções e suas práticas na construção de uma escola inclusiva para alunos com deficiência visual. Diante disso, este estudo teve como objetivo central identificar quais as concepções de gestão que permeiam as escolas públicas do município de Balsas – MA e como objetivos secundários a) verificar quais as ações que são realizadas pela gestão escolar com vistas a construir uma escola inclusiva para alunos com deficiência visual; b) identificar as dificuldades que os gestores de escolas públicas de Balsas - MA encontram para implantar uma política de inclusão voltada para alunos com deficiência visual. A pesquisa foi do tipo exploratória, com abordagem metodológica qualitativa, com a utilização de entrevista semiestruturada. Os dados obtidos por meio das entrevistas foram analisados a partir da análise de conteúdo, tendo como base Bardin (1977). A fundamentação teórica utilizada na pesquisa se baseou em Libanêo (2016), Lück (1997), Domingues (2010), entre outros. A pesquisa demonstrou que a gestão da escola influência de maneira significativa na forma como se constitui uma escola inclusiva para alunos com deficiência visual e que a democratização da gestão e a educação inclusiva se encontram estreitamente relacionadas.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2556176 - ANA CLEDINA RODRIGUES GOMES
Externo à Instituição - DEISE APARECIDA PERALTA
Interno - 2416327 - LUCIA CRISTINA CAVALCANTE DA SILVA
Notícia cadastrada em: 06/09/2023 10:02
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (94) 2101-5945 | Copyright © 2006-2024 - UNIFESSPA - sigaa-docker