Banca de QUALIFICAÇÃO: LAILA SUELLEN SANTANA CHAVES

DISCENTE: LAILA SUELLEN SANTANA CHAVES
DATA: 27/06/2022
LOCAL: Google Meet - PROFEI

O PAPEL DA GESTÃO ESCOLAR E A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA INCLUSIVA: uma análise a partir da deficiência visual

Gestão Escolar; Gestão Democrática; Deficiência Visual; Educação Especial; Educação Inclusiva

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Unidades Educativas

A educação inclusiva na escola é um tema que provoca profundas discussões e questionamentos, e é preciso discutir o porquê que em algumas escolas que têm alunos com deficiência visual a inclusão não acontece, apesar de terem profissionais especializados para trabalhar com esses alunos. Dentre as possíveis respostas, destacamos a necessidade de saber como a gestão escolar, a partir de seu papel, pode contribuir para que ocorra de fato esse processo de inclusão. Diante disso, este estudo teve como objetivo verificar como ocorre a gestão escolar sob a perspectiva da gestão democrática nas escolas de educação básica do município de Balsas – MA, com um olhar sobre seu papel e suas práticas na construção de uma escola inclusiva para alunos com deficiência visual, trazendo ainda como objetivos secundários, identificar quais as concepções de gestão que permeiam as escolas públicas do município de Balsas – MA; verificar quais as ações que são realizadas pela gestão escolar com vistas a construir uma escola inclusiva para alunos com deficiência visual no município de Balsas – MA; Identificar as dificuldades que os gestores de escolas públicas de Balsas - MA encontram para implantar uma política de inclusão voltada para alunos com deficiência visual. A abordagem metodológica utilizada no estudo é de cunho qualitativo e para efetivação da coleta de dados foi realizada entrevista semiestruturadas com gestores, além de se utilizar da pesquisa bibliográfica e ainda da análise documental. Os dados das entrevistas foram coletados por gravação em áudio, sendo feita a escrita das entrevistas de todos os participantes, as quais serão analisadas por meio da Análise de Conteúdo, tendo como base Bardin (1977). A fundamentação teórica utilizada se baseou em Paro (2016), Libâneo. Como resultados parciais, a pesquisa mostrou que a gestão da escola influencia de maneira decisiva na forma como se constitui uma escola inclusiva para alunos com deficiência visual e que a democratização da gestão e a educação inclusiva se encontram estreitamente relacionadas, o que sugere que uma escola inclusiva é, antes de tudo, uma escola democrática. A dissertação está estruturada em: Apresentação, composta por um Ensaio Reflexivo; Introdução; o primeiro Capítulo, o qual aborda a Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, Política Educacional de Inclusão: Marcos internacionais, Política Educacional de Inclusão no Brasil: Aspectos Históricos e Legais, O atendimento da Educação Especial em escolas comuns, metodologia, análises. O segundo Capítulo (em construção), apresenta dados sobre Gestão Escolar Democrática e Inclusão, O papel da gestão escolar na garantia da inclusão,  Quem são os gestores. O terceiro Capítulo (em construção) se estrutura a partir da escola pública e a inclusão dos estudantes com Deficiência visual; O atendimento de estudantes com deficiência visual nas escolas; Os recursos materiais para atendimento dos estudantes com deficiência visual; um capítulo que apresenta a Metodologia empregada na pesquisa, no qual traz as Análises dos dados (em construção). Por fim, as Considerações Finais (em construção) e a apresentação Produto Educacional (em construção).

Presidente - 2556176 - ANA CLEDINA RODRIGUES GOMES
Interno - 954.129.130-91 - SABRINA FERNANDES DE CASTRO - UFSCAR