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Banca de DEFESA: LEILDES ALVES DOS SANTOS SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEILDES ALVES DOS SANTOS SILVA
DATA: 02/08/2024
HORA: 14:00
LOCAL: presencial - mini auditório do PDTSA
TÍTULO:

A sala de aula em casa: as ações por meio das políticas de assistência estudantil no IFPA Campus Marabá Rural em tempos de pandemia


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino Remoto, Políticas de Assistência Estudantil, Permanência Estudantil, Inclusão Digital.  


PÁGINAS: 63
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Interdisciplinar
SUBÁREA: Sociais e Humanidades
RESUMO:

A pesquisa tem como objeto de investigação as ações de Estado por meio das políticas de assistência estudantil na área da inclusão digital implementadas no IFPA Campus Marabá Rural em virtude do formato de ensino remoto, realizado no período em que as atividades didáticas-pedagógicas presenciais foram suspensas em virtude da pandemia da Covid-19. Pandemia que desnudou as desigualdades sociais já existentes, ou seja, o período histórico da pandemia da Covid-19 evidenciou as desigualdades, entre elas a questão da inclusão e exclusão digital. A partir da percepção que o acesso à internet é fundamental para a permanência do estudante nas atividades de ensino no formato não presencial, este trabalho tem como objetivo geral compreender se as ações de Estado por meio das políticas de assistência estudantil na área da inclusão digital implementadas no IFPA Campus Marabá Rural contribuíram para a permanência dos estudantes nas atividades de ensino-aprendizagem no formato remoto. No seu percurso metodológico, a pesquisa adotou a pesquisa bibliográfica, que compreendeu o embasamento a partir de outros trabalhos que antecederam a reflexão sobre o objeto de estudo; a pesquisa documental, que correspondeu a análise dos documentos produzidos pelo Campus, pela instituição à nível de instância superior e/ou a nível federal referente ao objeto de estudo; e, a pesquisa de campo, que correspondeu a escuta ao sujeitos por meio de entrevistas semiestruturadas a 5 (cinco) servidores e questionários destinados a 9 (nove) estudantes. Na perspectiva de atender os estudantes em situações de vulnerabilidade socioeconômica foram realizadas as seguintes ações de Estado por meio das políticas de assistência estudantil na área da inclusão digital: auxílio alunos conectados – chip e pacote de dados, ação executada em 2020 e 2021; auxílio inclusão digital – aquisição de equipamentos, ação realizada em 2020; e, auxílio inclusão digital em pecúnia, realizado em 2021. As ações de Estado por meio das políticas da assistência estudantil na área da inclusão digital não possuíram a abrangência necessária, que significaria o acesso por todos os estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica às ações ofertadas. Entretanto, entre os estudantes que foram contemplados com as ações, nota-se a sua permanência na instituição. Para além das ações hegemônicas à nível federal (MEC) ou institucional (gestão superior do IFPA) foram realizadas ações específicas de assistência estudantil pelos servidores e/ou setores do Campus, que segundo os sujeitos participantes da pesquisa contribuíram para a permanência dos estudantes nas atividades didáticas-pedagógicas não presenciais.  


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3061656 - EUDES ANDRE LEOPOLDO DE SOUZA
Interno - 2182430 - HILDETE PEREIRA DOS ANJOS
Externo à Instituição - KELLY CRISTINE FERNANDES DE OLIVEIRA BESSA
Notícia cadastrada em: 31/07/2024 16:00
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