O Ensino de História para além dos muros da Escola: a cidade e a Educação Patrimonial
Ensino de História; Conscientização Histórica; Cidade e Historicidade
Superar o ensino de história tradicional, centrado em aulas expositivas e conteúdos descontextualizados, e promover a conscientização histórica deve ser o objeto de Ensino de História, porém nem sempre é praticado em nossas escolas. Portanto, superar esse ensino fragmentado e promover a conscientização histórica utilizando-se como ferramenta pedagógica a cidade e suas historicidades se faz imperativo. Assim tem-se como objetivo central analisar as possibilidades do ensino de história através dos patrimônios locais e suas historicidades como forma de promover um ensino de história reflexivo, participativo e mais democrático capaz de desenvolver a Conscientização Histórica, objeto final desta pesquisa. A priori tem-se como tema o Ensino de História para além dos muros da escola. A metodologia utilizada na pesquisa é do tipo pesquisa-ação sistematizada a partir de uma sequência didática realizada nos anos 2015, 2017 e 2019. O produto que compõem a proposta da pesquisa ainda está em construção, mas delimita-se entre a elaboração de um livro catálogo ou um aplicativo no qual deve-se utilizar monumentos da cidade como meios de ensino de História, conectando a vivência do aluno ao prazer de aprender fazendo.