A GENTE SÓ QUER ESTUDAR: o Ensino de História, os Direitos Humanos e a População LGBTQIAPN+
Educação; Ensino de História; Direitos Humanos; LGBTQIAPN+
O presente texto é uma reflexão sobre a importância de abordagens escolares que relacionem o ensino de História através de discussões sobre as leis de Direitos Humanos, elaborada pela ONU no ano de 1948. Os horrores da Segunda Guerra Mundial, seguida pelas ditaduras ocorridas na América Latina, deixaram marcas de comportamentos opressores na sociedade, que acaba mantendo suas minorias sociais sem sua efetiva participação na construção de um país com direitos equiparados. Nesse sentido, propõe-se uma reflexão sobre como o ensino de história pode ser um espaço que propõe soluções para que pessoas LGBTQUIAPN+ ocupem seus espaços sociais de direito, pautados nos direitos humanos que estão inseridos na constituição e nas leis de educação brasileiras. Como produto deste trabalho, propõe-se a produção de um podcast com as entrevistas dos participantes que assim autorizarem a sua divulgação, relacionando as suas vivências com a criação de metodologias de ensino ativas para a disciplina de história no espaço escolar.