INSERINDO OS DISPOSITIVOS DE EMISSÃO E RECEPÇÃO DE RADIAÇÕES ELETROMAGNÉTICAS NO PROCESSO DE ENSINAGEM DA FÍSICA NO ENSINO MÉDIO.
Radiações eletromagnéticas, Aulas experimentais, Ensino de Física, Ensino Médio.
O indivíduo aprende de maneira significativa quando recebe uma informação que tem relação com algum conhecimento que ele já possui de forma relevante, e que, ambas passam a interagir de forma específica mantendo uma conexão. Sob o aspecto cognitivo do aluno, os conhecimentos da existência de tantos equipamentos e dispositivos que foram construidos e desenvolvidos através das descobertas dos fenômenos físicos, é algo relevante para um processo de ensino e aprendizagem. Estes conhecimentos poderão servir de subsunçores para novas informações referentes à Física Moderna e Contemporânea, mas especificamente nos estudos sobre as radiações eletromagnéticas e suas aplicações. Este trabalho pretende trazer uma reflexão como é concebida a aprendizagem significativa e propor maneiras de trabalhar o Ensino de Física no Ensino Médio, a partir das descobertas feitas nesta ciência no final século XX e nas primeiras décadas do século XXI, na Escola Pública. O objetivo deste trabalho foi elaborar um manual de aulas experimentais para conectar teoria e prática, composto de nove aulas práticas utilizando desde um objeto simples como uma vela de parafina acesa, emissores de luz invísivel e luz vísivel, emissor de raio laser, radio de pilha e prisma de cristal.