DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO PARA SMARTPHONE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE FUNDAMENTOS DE ASTROFÍSICA NO ENSINO MÉDIO.
Ensino de Física. Astrofísica. Aplicativo Star Astronomy. Aprendizagem Significativa. Física Moderna e Contemporânea.
A pesquisa busca responder a seguinte questão: O ensino de Física auxiliado por um aplicativo para dispositivo móvel pode potencializar o aprendizado de alunos do Ensino médio? Assim, neste trabalho foi desenvolvido, na plataforma Android, o aplicativo “Star Astronomy”, com o fim de auxiliar no ensino de Temas da Astrofísica e, a partir de sua utilização, verificar essa hipótese. Na aplicação em sala de aula, foram utilizadas as contribuições teórico-metodológicas das Teorias Cognitiva da Aprendizagem, de David Ausubel, da Espiral, de Jerome Bruner e da Carga Cognitiva, de John Sweller, para embasar a Sequencia Didática, na abordagem do tema “a Evolução, as propriedades e características das estrelas”, com o uso da transposição didática, trazendo acessibilidade do referido tema aos alunos do EM. Toda a abordagem foi realizada com uma turma do 3º ano, da Rede Publica do Estado do Pará. A utilização do aplicativo, associado a uma metodologia de ensino eficaz, evidenciou que esta ferramenta computacional pode ser promissora e trazer resultados significativos, se aplicada adequadamente.