ENTRELACES ENTRE DISCURSO MATEMÁTICO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: uma perspectiva sociodiscursiva sobre competências de materacia
discurso matemático; uso de palavras; background; materacia.
Esta pesquisa aborda a matemática numa perspectiva sociodiscursiva e busca entrelaces entre o discurso matemático e a Educação Matemática Crítica. De modo objetivo, busca identificar se as relações entre o uso de palavras e backgrounds sociais/culturais de alunos dos anos finais do ensino fundamental na resolução de problemas matemáticos favorecem o desenvolvimento de competências relacionadas à materacia desses alunos. A pesquisa está alicerçada na teoria comognitiva de Sfard (2008), e na Educação Matemática Crítica defendida por Skovsmose (2014). Optou-se por uma pesquisa com abordagem qualitativa, de natureza exploratória e o procedimento adotado foi a pesquisa de campo. Os dados foram produzidos a partir de uma prova de problemas. As análises apontam que as relações entre o uso de palavras e os backgrounds sociais/culturais dos alunos na resolução de problemas matemáticos favorecem o desenvolvimento de competências e habilidades de materacia dos alunos.