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Banca de DEFESA: BÁRBARA DE ALMEIDA SILVÉRIO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BÁRBARA DE ALMEIDA SILVÉRIO
DATA: 15/02/2023
HORA: 13:30
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

A OMISSÃO DO PROTAGONISMO DE HENRIETTA LEAVITT (1868 –1921) NA ELABORAÇÃO DA RELAÇÃO PERÍODO-LUMINOSIDADE DA ASTRONOMIA


PALAVRAS-CHAVES:

Estrelas Variáveis; Ensino de Astronomia; Teoria Ator-Rede; Mulheres nas Ciências.


PÁGINAS: 138
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

Esta pesquisa trata do Ensino de Ciências, História, Filosofia e Sociologia da Ciência e a questão
de gênero no mundo científico. Com esses três pilares defende-se que ensino de ciências
contextualizado à discussão de um acontecimento histórico, no qual uma mulher teve papel central,
pode auxiliar no engajamento de mulheres na área. A mulher que aqui se destacou foi Henrietta
Leavitt (1868 – 1921), uma calculadora no Observatório de Harvard, que nesta função chegou à
Relação Período-Luminosidade, ferramenta que mais tarde seria essencial para o desenvolvimento
de métodos de estimativa de grandes distâncias no espaço. Uma das pessoas que deu continuidade
aos estudos sobre a relação foi Harlow Shapley (1885 – 1972), um astrônomo estadunidense que,
devido a suas pesquisas, foi muito mais citado pelos pares do que ela. Henrietta Leavitt estava
entre as primeiras mulheres contratadas no Observatório, portanto seu contexto social era de
pioneirismo fora da esfera doméstica na virada do século XIX para o século XX. Considerando
que existiram relações de gênero ao longo de sua vida e, principalmente, no que diz respeito ao
estabelecimento da Relação Período-Luminosidade, buscou-se entender como Leavitt era vista na
construção científica desse conceito. A metodologia de pesquisa utilizada foi análise documental,
utilizando principalmente recortes de jornais do período, artigos científicos da área, trocas de
correspondências e trechos de diários pessoais dos sujeitos envolvidas com ela ou com Harlow
Shapley. O trabalho tem como base de análise das relações sociais e de gênero a Teoria Ator-Rede
de Bruno Latour e a Epistemologia feminista de Londa Schienbinger. Assim, notou-se que,
possivelmente, para além da pesquisa aprofundada, Harlow Shapley, ganhou mais destaque entre
os astrônomos da época por sua influência acadêmica e que o protagonismo de Henrietta Leavitt
vem crescendo a passos lentos atualmente, devido a estudos da história em que ela se inseria. Este
trabalho buscou evidenciar que tratar de História e Gênero no ensino de Ciências pode motivar
mais meninas no engajamento do fazer científico e como um inesperado mas feliz desdobramento
se desenvolveram duas atividades didáticas que abordam esse episódio histórico.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 073.453.199-03 - CAMILA MARIA SITKO MEIRA DOS SANTOS - UFPR
Interno - 381.194.552-15 - ALESSANDRA DE REZENDE RAMOS - UFOPA
Externo à Instituição - INDIANARA LIMA SILVA
Notícia cadastrada em: 20/02/2023 11:10
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