Banca de DEFESA: ANDRE LUIZ DOS SANTOS

DISCENTE: ANDRE LUIZ DOS SANTOS
DATA: 21/10/2020
LOCAL: Plataforma RNP

PAINEL DE OPORTUNIDADES DE INOVAÇÃO: PROJETO TECNOLÓGICO DE APLICAÇÃO DO MODELO DE GESTÃO SINÉRGICA DA INOVAÇÃO PARA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO.

Sinergia; inovação; tecnologia; universidade; empresa

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

A inovação consiste na ferramenta capaz de quebrar paradigmas e modificar o contexto de mercado como um todo, estabelecer lideranças e reposicionar quem não se adapta. As universidades integram a rede global de produção de inovação como detentoras de enorme capital intelectual, sendo aptas para desenvolver soluções que as empresas necessitam a fim de se posicionarem no mercado. Porém, se faz necessário quebrar barreiras e alinhar interesses considerando que, atualmente, há pouca conexão entre instituições de ensino e empresas. A proposta deste trabalho consiste em estabelecer um ambiente denominado “painel de oportunidades de inovação,” onde necessidades por inovação e soluções propostas são alinhadas e construídas em conjunto, de modo que possibilite compartilhar os benefícios da inovação. A condução de todo o processo é feita através da ferramenta dominada “modelo de gestão sinérgica da inovação. Para isso faz-se necessário: a) criar o ambiente tecnológico proposto; b) atrair interessados e adquirir acervo de demandas por inovação e soluções propostas; c) permitir o desenvolvimento de inovação utilizando o modelo de gestão sinérgica da inovação; d) estabelecer uma rede regional de desenvolvimento e comercialização de inovação no âmbito da região Sul e Sudeste do Pará. Ao mesmo tempo é feita uma análise da região Sul e Sudeste do Pará com a intenção de mapear e permitir a aplicação da ferramenta proposta no cenário estudado. No final é apresentada uma proposta de projeto tecnológico, desenvolvida através da metodologia do “Modelo de Negócios Canvas”, com as informações técnicas necessárias para subsidiar a implantação da ferramenta no contexto regional do Sul do Pará e sugere como mantenedora do projeto a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

Presidente - 2131166 - JOSE ELISANDRO DE ANDRADE
Interno - 1774023 - JORGE LUIS RIBEIRO DOS SANTOS