Banca de DEFESA: JOSE ROBERTO MONTEIRO CAMPOS

DISCENTE: JOSE ROBERTO MONTEIRO CAMPOS
DATA: 20/09/2021
LOCAL: Google Meet

PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE UMA REDE INDUTORA DE INOVAÇÃO ENTRE AS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR (IES) NO MUNICÍPIO DE MARABÁ/PA POR MEIO DA IMPLANTAÇÃO DE UM ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO

Propriedade intelectual. Inovação. Atividade de inovação. Sistema de inovação. Política de Inovação. Ecossistema de inovação.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

A sugestão de uma política de cooperação na atividade de inovação possibilita o rompimento de barreias que limitam o seu avanço, sobretudo no que diz respeito ao fomento à atividade de inovação no interior das Instituições de Ensino Superior – IES. Cria-se, portanto, um ecossistema de inovação, caracterizado pela interação sinérgica de variados agentes (sejam eles governo, universidade, instituição de pesquisa, mercado, criadores, entre outros) que tem por finalidade o planejamento, execução, direção e controle da atividade de inovação, mediante a presença de um ambiente organizacional, econômico, político e tecnológico interligados, e tem-se por resultado o desenvolvimento econômico e social do seu campo de atuação. Desta feita, o presente trabalho de conclusão de curso possui como objetivo geral a discussão acerca da necessidade de formação de uma rede indutora de inovação entre as IES no município de Marabá, Pará, por meio da implantação de um ecossistema de inovação, possuindo com agentes integrantes, mais especificamente, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa); Instituto Federal do Pará (IFPA); e Universidade do Estado do Pará (UEPA). Por fim, ressalta que a tecnologia social a ser desenvolvida será um processo de criação de uma rede indutora de inovação entre as IES do município de Marabá, Pará.

Presidente - 2131166 - JOSE ELISANDRO DE ANDRADE
Interno - 1495361 - ANDREA HENTZ DE MELLO