Banca de DEFESA: GILVANDRO NORONHA MACHADO

DATA: 30/11/2022
LOCAL: ONLINE via MEETING

MASTER EXPERIENCE (SisteMEx)
Software para inovação na gestão das informações da carreira profissional docente e para transferência de tecnologia nas Instituições Federais de Ensino Superior

gestão da informação; universidade pública; programa de computador.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
ESPECIALIDADE: Administração de Pessoal

Após dois meses do primeiro caso brasileiro na Pandemia do Covid-19, instituiu-se uma nova Estratégia do Governo Digital como forma de acelerar as ações e o uso dos recursos de tecnologia da informação e comunicação na Administração Pública por meio do Decreto n.º 10.332/2020. Diante da peculiaridade e a busca por resoluções de problemas quanto à incomunicabilidade e inexistência de informações sistematizadas das Instituições Federais de Ensino Superior, como o caso da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará que, na conjuntura dos preparativos para a avaliação institucional de recredenciamento, se deparou com limitações que culminaram na apresentação de relatórios manuais sobre o perfil do corpo docente no que se refere ao acompanhamento da experiência profissional. Assim, constatou-se na incompletude das informações disponíveis e na necessidade de sistematizá-las para composição do Plano de Desenvolvimento Institucional, em atendimento ao Decreto n.º 9.235/2017, a possibilidade para o desenvolvimento de um software que reuna as informações da base de dados da Relação Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho e Previdência, a ser relacionada com as dados dos servidores contidos no Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos de uso da Universidade, ambos de posse de Administração Pública Federal. Com o magnânino conceito 4 atribuído à Universidade, enfatiza tal lacuna com um dos pontos a ser focado para a manutenção e melhoria do desenvolvimento institucional, a criar o ambiente inovativo favorável à análise, proposição e construção do software Master Experience (SisteMEx), produto principal do trabalho de conclusão de curso deste mestrado. Para alcance do objetivo, a pesquisa transcorre pelo desenvolvimento do estudo bibliográfico e da prospecção das tecnologias existentes; do mapeamento das informações da carreira profissional docente; da proposição um novo conjunto de dados; da implementação do sistema; da descrição das informações sistematizadas: e da apresentação do software, como ferramenta inovadora de propriedade intelectual no apoio à gestão, a ser disponibilizada para transferência de tecnologia. O software será desenvolvido com uso da linguagem de programação Python, com a utilização de frameworks Flask e Bootstrap.

Presidente - 2133321 - LEANDRO DE OLIVEIRA FERREIRA
Interno - 3068018 - CLAUDIO HENRIQUE CERQUEIRA COSTA BASQUEROTTO