Notícias

Banca de DEFESA: FRANCISCO JUNIOR NASCIMENTO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO JUNIOR NASCIMENTO DA SILVA
DATA: 09/05/2023
HORA: 20:00
LOCAL: SalaVirtual
TÍTULO:

PROSPECÇÃO TECNOLÓGIA DE GAMIFICAÇÃO: Inovação de aprendizagem em segurança do trabalho


PALAVRAS-CHAVES:

Gamificação; Prospecção Tecnológica; Segurança do Trabalho.


PÁGINAS: 72
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO:

Diante da expressiva presença de um público de trabalhadores cada vez mais conectados com a
internet e tecnologias de entretenimento, a aplicação da prospecção tecnológica na busca de mapear
tendências de gamificação do seguimento da segurança no trabalho vem se tornando uma excelente
estratégia de mercado para potencializar a capacidade de avaliação de riscos. O presente trabalho
objetivou prospectar tecnologias disponíveis no mercado e realizar análise bibliométrica sobre o
tema. Um dos passos à ser realizado para alcançar o objetivo geral da pesquisa foi efetuar
mapeamento patentário na plataforma de busca do INPI e Patentscope, por fim, realizar análise
bibliométrica com foco na produtividade dos autores. Os resultados contidos nesta pesquisa
demonstraram que o Patentescope possui o maior número de depósitos de patentes referentes à
tecnologia voltada a segurança do trabalho, com 34 documentos processados, seguida pelo INPI com
6 documentos respectivamente. O Estados Unidos, tem 22 patentes de gamificação que representa
48% dos depósitos no mundo. As patentes encontradas nas bases de dados, apresentam fortes
tendências para criação de jogos digitais com 93% dos tipos de jogos, preferencialmente utilizando
tecnologia de realidade virtual (40%) e realidade aumentada (33%) para desenvolver e melhorar a
percepção de risco dos trabalhadores. Na análise bibliométrica os autores com um só artigo
contribuem com 56,6% dos trabalhos produzidos e autores entre dois à cinco artigos tem 43,4% de
produtividade, ratificando a lei Lotka. Enfim, por meio de todo o estudo realizado foi possível
confirmar uma demanda crescente pelo desenvolvimento da gamificação como inovação de
aprendizagem em segurança do trabalho, e há também viabilidade e muito espaço sobretudo no
Brasil para proteção dessas tecnologias


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 067.585.734-19 - THIAGO RAFAEL DA SILVA MOURA - UFPA
Interno - 2133302 - FRANCO JEFFERDS DOS SANTOS SILVA
Interno - 2313860 - MARIA LIDUINA DAS CHAGAS
Externo à Instituição - SUEZILDE DA CONCEIÇÃO AMARAL RIBEIRO
Externo à Instituição - SILVÉRIO SIROTHEAU CORRÊA NETO
Externo à Instituição - MARCOS LIMA CARDOSO
Externo à Instituição - CHARLES APARECIDO GONÇALVES FERREIRA
Notícia cadastrada em: 06/06/2023 14:35
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (94) 2101-5945 | Copyright © 2006-2024 - UNIFESSPA - sigaa-docker