Banca de QUALIFICAÇÃO: SILMARA SOUZA DOS SANTOS

DISCENTE: SILMARA SOUZA DOS SANTOS
DATA: 31/08/2023
LOCAL: Goo Meet

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E SUSTENTABILIDADE: AÇÕES INOVADORAS NA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS ORGÂNICOS NO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO DA UNIFESSPA.

1. Resíduos orgânicos; 2. Sustentabilidade; 3.Gestão de resíduos; 4.Prospecção tecnológica; 5. Digestão anaeróbia; 6.compostagem.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública

O Brasil é um dos maiores geradores de resíduos, sendo que metade destes é composta por íduos orgânicos. A gestão eficiente desse tipo de resíduo representa um desafio significativo que requer atenção imediata. Este trabalho tem como objetivo geral realizar uma prospecção tecnológica bibliométrica das técnicas existentes de reaproveitamento, gestão e tratamento de resíduos orgânicos, buscando identificar inovações e preencher lacunas existentes, além de selecionar soluções sustentáveis para o tratamento adequado dos resíduos gerados no Restaurante Universitário da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).Para alcançar esse objetivo, adotou-se uma metodologia fundamentada em pesquisa exploratória e descritiva, composta por duas etapas principais: a primeira consistiu em uma prospecção tecnológica bibliométrica nas bases de dados Scopus e Web of Science, abrangendo as técnicas de reaproveitamento, gestão e tratamento de resíduos orgânicos existentes. Já a segunda envolveu a observação e quantificação dos resíduos orgânicos gerados no Restaurante Universitário durante o período de 01 a 30 de março de 2023. A prospecção bibliométrica demostrou uma visão das tendências, colaborações e desenvolvimentos emergentes relacionados ao reaproveitamento, gestão e tratamento de resíduos orgânicos. A análise dos dados coletados resultou na proposição de soluções visando aprimorar a gestão dos resíduos orgânicos, tais como a implementação de compostagem e a utilização do biofertilizante em áreas verdes, a geração de biogás e energia limpa por meio da digestão anaeróbia, a elaboração de Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) e Planos de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), além de parcerias estratégicas com empresas especializadas em tratamento de resíduos e a adoção de tecnologias da Indústria 4.0.Tais ações têm o propósito de aprimorar a sustentabilidade do Restaurante Universitário, alinhando-se com os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da Agenda 2030,permitindo que a Universidade contribua significativamente para a gestão eficaz dos resíduos orgânicos, promovendo uma cultura de sustentabilidade não apenas dentro do campus, mas também na comunidade e na região circundante.

Presidente - 1809106 - JOANA LUIZA PIRES SIQUEIRA
Interno - 067.585.734-19 - THIAGO RAFAEL DA SILVA MOURA - UFPA