Banca de QUALIFICAÇÃO: JACKELINE OLIVEIRA VIANA

DISCENTE: JACKELINE OLIVEIRA VIANA
DATA: 16/02/2023

Integração curricular dos cursos de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional Técnica do IFPA/campus Marabá Industrial: a disciplina de história na organização curricular

Institutos Federais. Currículo. Ensino de História.

ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História do Brasil República

O presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise dos documentos institucionais de três cursos da modalidade de Ensino Médio Integrado à educação profissional do IFPA/Campus Marabá Industrial. Os documentos reunidos para essa pesquisa são o Projeto Político Pedagógico e as versões antigas e atualizadas dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs). Esta análise visa identificar o espaço do componente curricular de História dentro das matrizes curriculares dos cursos integrados ao Ensino Médio de Informática, Eletromecânica e Controle Ambiental. Com as mudanças ocorridas no país nos últimos anos na área educacional, como a reformulação do Ensino Médio com a aprovação da Lei nº 13.415/2017, a aprovação da Base Nacional Comum Curricular etapa do Ensino Médio - BNCC e a atualização de algumas diretrizes, os Institutos Federais, mesmo tendo autonomia didático-pedagógica, e considerando que as determinações da lei vai na direção contrária às finalidades da formação integrada oferecida na rede federal, estão adequando as diretrizes internas às novas políticas educacionais. Dessa forma, tem havido mudanças nas diretrizes curriculares, as disciplinas de formação geral têm perdido espaço e o componente de História tem sido gravemente afetado. Para essa pesquisa utilizamos a metodologia de pesquisa documental de natureza qualitativa com a intenção de aprofundar o conhecimento científico acerca do currículo escolar, especificamente as matrizes curriculares dos cursos do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio. Os resultados mostram que as mudanças nas políticas educacionais têm afetado o componente de História e o Ensino de História não só no Ensino Médio Regular, mas também na modalidade de Ensino Médio Integrado dos Institutos Federais que, para se adequar, tem modificado suas matrizes curriculares e a forma de oferecer o ensino propedêutico.

Externo à Instituição - HELENICE APARECIDA BASTOS ROCHA
Interno - 3045936 - KARLA LEANDRO RASCKE