Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ AUGUSTO BARBOSA DE ANDRADE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ AUGUSTO BARBOSA DE ANDRADE
DATA: 20/01/2023
HORA: 15:00
LOCAL: sala 101
TÍTULO:

ANÁLISE RESIDUOGRÁFICA DE TIROS DE ARMA DE FOGO (GUNSHOT RESIDUES - GSR) IMPREGNADOS NA SOBRANCELHA DO ATIRADOR UTILIZANDO MICROSCÓPIA ELETRÔNICA DE VARREDURA (MEV).


PALAVRAS-CHAVES:

MEV; GSR; sobrancelhas; espingarda.


PÁGINAS: 53
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO:

No Sudeste do Pará, existe a necessidade de criação de uma metodologia de identificação de resíduos de tiros de arma de fogo (gunshot residues - GSR), que atenda as demandas solicitadas pela Polícia Civil, Ministério Público e Poder Judiciário, devido ao grande número de crimes relacionados às armas de fogo. Atualmente o método utilizado no Estado é o reativo de rodizonato de sódio, um ensaio meramente colorimétrico qualitativo, que detecta somente dois metais, chumbo e o bário e que não apresenta resultados conclusivos. Para determinar se um resíduo é proveniente de um tiro de arma de fogo, tem que haver a detecção do chumbo (Pb), Bário (Ba) e antimônio (Sb) em uma única partícula, chamada de partícula determinante. Conforme Procedimento Operacional Padrão da Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP e a norma da ASTM (American Society for Testing and Materials), a Microscópia Eletrônico de Varredura - MEV deve ser a ferramenta padrão para análise de GSR, por ter uma a sensibilidade muito alta na detecção de resíduos de tiro em relação a outros métodos testados que não detectam ou necessitam de amostras grandes como respectivamente o FTIR e o próprio rodizonato de sódio. Na maioria das coletas de resíduos de tiro para análise por MEV/EDS é feita nas mãos do atirador, com auxílio de fita de carbono fixada em um stubs. O que estamos propondo é coletar o resíduos de tiros na sobrancelha do atirador, uma zona não convencional onde espera-se identificar certa quantidade de GSR e afirmar que trata-se de um tiro de arma de fogo, mostrar a eficiência da fita de carbono de dupla face na coleta de GSR na sobrancelha e detectar o tempo de persistência do GSR até 08 (oito) horas após o tiro. A maioria dos estudos são utiliza para os testes armas curtas como pistolas e revólveres e o que propõe-se é utilizar uma arma longa do tipo espingarda calibre nominal 28, por ser muito utilizada na região do Sudeste Paraense e haver poucos estudos sobre GSR em armas longas.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2142555 - DYENNY ELLEN LIMA LHAMAS
Externo ao Programa - 1357790 - LEONARDO BRASIL FELIPE
Presidente - 1616608 - WAGNER SOARES DE ALENCAR
Externo à Instituição - WALLDINEY PEDRA GURGEL
Notícia cadastrada em: 19/01/2023 15:16
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (94) 2101-5945 | Copyright © 2006-2024 - UNIFESSPA - sigaa-docker