Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DO SOCORRO SOSINHO FURTADO

DISCENTE: MARIA DO SOCORRO SOSINHO FURTADO
DATA: 29/05/2020
LOCAL: video conferência

Processo de mediação de leitura com alunos do 8º ano: uma pesquisa-ação a partir da obra Aventuras de Hans Staden, de Monteiro Lobato

Texto. Leitura. Literatura. Sequência Básica. Mediação

Este estudo tem como objetivo apresentar as premissas de uma pesquisa-ação a ser desenvolvida junto à Escola Estadual Padre José Delgardes, na cidade de Barcarena – Pará. A turma é composta por trinta e um alunos do 8º ano do ensino fundamental II. Buscaremos a prática da mediação de leitura, utilizando-nos de estratégias de leitura, como a sequência básica, desenvolvida por Rildo Cosson aplicadas à obra Aventuras de Hans Staden, do escritor Monteiro Lobato. O desenvolvimento desta pesquisa justifica-se pela necessidade de ajudarmos nossos alunos a se transformarem em leitores conscientes e reflexivos e que também adquiram gosto pela leitura. Adotamos como pressupostos teóricos os trabalhos de Burlamaque (2006), Colomer (2007), Cosson (2016), Oliveira (2010) Segabinazi (2016), dentre outros. Nessa perspectiva intenta-se favorecer a formação de discentes, transformando-os em leitores críticos e reflexivos e também estabelecer uma reflexão sobre o papel do professor enquanto mediador desse processo.

Presidente - 1571978 - PATRICIA APARECIDA BERALDO ROMANO
Interno - 1647466 - SIMONE CRISTINA MENDONCA