Banca de DEFESA: JANE SARA ALVES LUZ

DISCENTE: JANE SARA ALVES LUZ
DATA: 02/10/2020
LOCAL: videoconferencia

ALFABETIZAÇÃO DE ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA-TEA: METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS NO ENSINO APRENDIZADO DE LEITURA E DA ESCRITA

Metodologia. Autismo. Alfabetização.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

A presente pesquisa é uma dissertação desenvolvida dentro de uma perspectiva de intervenção, que objetivou uma aplicação e análise de metodologias e estratégias no processo de alfabetização de um aluno com TEA, cursando 2º ano do Ensino fundamental de escola pública. Nascida no mestrado do PROFLETRAS da UNIFESSPA esta pesquisa qualitativa foi implementada através de Currículo Funcional Natural, sendo aplicada através de oficinas interventivas com conteúdos funcionais e acadêmicos, considerando e respeitando o processamento cognitivo atípico do aluno. A fundamentação teórica compreende as concepções de alfabetização de Soares (2017,2018), Currículo Funcional Natural de Suplino (2009), Habilidades de precursores da linguagem de aluno com TEA por Serra(2018).  Contribuições de Coelho (2019) nos instrumentos de avaliação de habilidades globais do aluno utilizando como corpus de análise das habilidades a serem desenvolvidas. Como resultados podemos afirmar que alfabetização de um aluno com TEA perpassa questões acadêmicas, atividades funcionais de vida diária devem ser efetivadas no ambiente escolar, as metodologias de alfabetizam que partem das partes para todo proporcionam maiores possibilidades de ensino e aprendizagem junto aos alunos com TEA. Como resultados desta pesquisa podemos afirmar que a alfabetização de alunos com autismo exige todo um olhar diferenciado sobre os precursores da linguagem, as comorbidades que acompanham o TEA e metodologias que valorizam seu processamento cognitivo diferenciado.

Presidente - 1311089 - AUSTRIA RODRIGUES BRITO
Interno - 1185073 - ELIANE PEREIRA MACHADO SOARES